sábado, 22 de março de 2008

O Preço de uma Fantasia

Feliz Páscoa! Feliz celebração à Ressurreição de Cristo! Feliz desafio a estabilidade sensata dos seus gastos com uma fantasia infanto-juvenil: o Ovo de Chocolate.
Não deixe de curtir sua fantasia e o seu desejo, mas não abuse principalmente na hora da compra. As fábricas de chocolate já têm naturalmente um forte aumento de compra e consumo deste produto nesta época e percebendo a alta demanda este ano elas investiram na produção de 100.000.000 de ovos dos mais diferentes, tipos, formatos, sabores e - principalmente - preços.
Como todo produto modificado devido a demanda dos consumidores para agregar-lhe uma característica diferenciada e típica de uma data comemorativa o chocolate é derretido, moldado, mesclado, embalado de uma forma quase artesanal e impressionantemente apetitosa. Eis aí o momento perfeito da atuação das sempre alertas e espertas equipes de marketing das principais indústrias do setor para pesquisar, perceber, planejar, criar, e lhe envolver totalmente convencendo a pagar cerca de R$60,00 a 120,00 por 1kg de chocolate moldado em forma oval e oca (preenchida por outras surpresinhas).
O quê? Acha que estou exagerando? Faça o cálculo a partir daquele nº16 (250g) que você comprou com a desculpa de presentear alguém e que certamente esquecerá quem foi ou que a data ideal de entregá-lo já está passando? Calculou? Lembra do preço que você paga naqueles tabletes/ barras de 180g durante o ano? Menos da metade? Menos de um terço? Um quarto? Poxa... bem vindo ao maravilhoso mundo da comunicação e do marketing de produtos onde alguns toques mágicos podem elevar exponencialmente suas margens de lucro (empresários) e
sorver vários reais a mais do seu feliz, satisfeito e iludido público consumidor. Ihh, desculpa! Você que é o consumidor iludido né?! Então relaxe e curta a sua fantástica felicidade diante do ovo.

Um comentário:

André Costa disse...

A celebração da Ressureição de Cristo virou mais um pretexto para o consumo exacerbado, como outras datas festivas também.