sábado, 22 de março de 2008

O Preço de uma Fantasia

Feliz Páscoa! Feliz celebração à Ressurreição de Cristo! Feliz desafio a estabilidade sensata dos seus gastos com uma fantasia infanto-juvenil: o Ovo de Chocolate.
Não deixe de curtir sua fantasia e o seu desejo, mas não abuse principalmente na hora da compra. As fábricas de chocolate já têm naturalmente um forte aumento de compra e consumo deste produto nesta época e percebendo a alta demanda este ano elas investiram na produção de 100.000.000 de ovos dos mais diferentes, tipos, formatos, sabores e - principalmente - preços.
Como todo produto modificado devido a demanda dos consumidores para agregar-lhe uma característica diferenciada e típica de uma data comemorativa o chocolate é derretido, moldado, mesclado, embalado de uma forma quase artesanal e impressionantemente apetitosa. Eis aí o momento perfeito da atuação das sempre alertas e espertas equipes de marketing das principais indústrias do setor para pesquisar, perceber, planejar, criar, e lhe envolver totalmente convencendo a pagar cerca de R$60,00 a 120,00 por 1kg de chocolate moldado em forma oval e oca (preenchida por outras surpresinhas).
O quê? Acha que estou exagerando? Faça o cálculo a partir daquele nº16 (250g) que você comprou com a desculpa de presentear alguém e que certamente esquecerá quem foi ou que a data ideal de entregá-lo já está passando? Calculou? Lembra do preço que você paga naqueles tabletes/ barras de 180g durante o ano? Menos da metade? Menos de um terço? Um quarto? Poxa... bem vindo ao maravilhoso mundo da comunicação e do marketing de produtos onde alguns toques mágicos podem elevar exponencialmente suas margens de lucro (empresários) e
sorver vários reais a mais do seu feliz, satisfeito e iludido público consumidor. Ihh, desculpa! Você que é o consumidor iludido né?! Então relaxe e curta a sua fantástica felicidade diante do ovo.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Não foi muito diferente...

A mesma prova de Comunicação Empresarial realizada na outra turma de Ciências Contábeis não foi diferente da anterior. Apenas pode-se observar certas particularidades como a postura mais madura e ética dos alunos não apenas em relação a prova mas em relação a própria confiança em suas respostas.
Ao contrário do forte burburinho causado pela aplicação da prova em dupla na turma anterior esta reagiu naturalmente e durante toda a avaliação ouvia-se um murmúrio naturalmente baixo do diálogo das duplas sem muitas demonstrações de temores em relação ao desafio proposto.
Vamos aguardar nos próximos dias os resultados destas avaliações e aproveitar o feriado para (re) programar essa unidade.

Em tempos de BBB teria sido o I paredão de Comunicação Empresarial?

Pode-se afirmar que hoje cerca de 35 Alunos do 3º semestre de Ciências Contábeis enfrentaram o primeiro desafio avaliativo de Comunicação Empresarial . Organizados em duplas, os alunos experimentaram a avaliação do Prof. Danilo Weber expondo seus conhecimentos sobre os conteúdos abordados ao longo do primeiro bimestre.
"Não estava difícil, mas um tanto trabalhosa" - afirmava uma aluna satisfeita com seu desempenho.
Organizada em 06 questões com peso 7,0, a prova mesclou indagações lógicas objetivas e subjetivas. Weber observou a clara facilidade daqueles alunos que acompanharam suas aulas e estudaram os materiais indicados. "Não há dificuldade em responder minhas avaliações, desde que haja atenção e boa percepção interpretativa." Em suas contas menos de 10% da turma não obterá o rendimento necessário nesta I Unidade, o que julga ser um bom reflexo no desempenho tanto dos alunos quanto do professor em seu ensino.
Essa percepção poderá ser melhor avaliada - e confirmada - após a aplicação da mesma prova na outra turma - no dia seguinte. No entanto, Weber garante que não se trata da mesma prova, mas de uma avaliação semelhante e no mesmo nível de dificuldade. "Prova, como o nome diz, tem que ser uma provação, um desafio. Não faço para prejudicar ninguém, mas para verificar o nível de compreensão do aluno sobre os conteúdos trabalhos ao longo da aulas. E claro que não farei a prova igual a da outra turma pois mesmo que estejam tendo acesso aos mesmos materiais e conteúdos elas apresentam diferentes perfis e dificuldades no aprendizado."
Vejamos as cenas desse próximo capítulo! Good luck!

Notícias do Prof. Danilo Weber

No ano passado quando criei um blog tinha a intenção de abrir um espaço "laboratorial" ou experimental para o surgimento on-line do jornal laboratório dos estudantes de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo da FAT. Por diversas questões a proposta não ganhou fôlego e a missão de iniciar um projeto off-line passou à responsabilidade da nova coordenação do curso e seu grupo de professores de jornalismo.
A mim, Prof. Danilo Weber restaram-me as opções de excluí-lo ou reaproveitá-lo com outro enfoque noticioso. Particularmente me encontro numa nova fase onde meu enfoque volta-se a responsabilidade letiva e não mais coordenativa/ administrativa. Portanto, a 1ª opção foi executada e assim surge agora este novo espaço em que tentarei - sempre que possível - construir um "laboratório informativo" das minhas atividades. Ou seja, mais um espaço de compartilhamento de idéias e projetos com todos - principalmente com os meus alunos da FAT.

Welcome!