quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cursos de inverno da INTERCOM

Cursos de inverno da INTERCOM ampliam fronteiras do conhecimento para jovens docentes e futuros pesquisadores


O Programa INTERCOM JOVEM, mantido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, desde o ano passado, está anunciando 4 novos cursos, organizados especialmente para atender as demandas cognitivas dos sócios em início de carreira acadêmica ou para complementar o referencial pedagógico de jovens docentes ou pesquisadores.

Para Julho 2010 estão previstos os seguintes cursos de extensão universitária: 1- Novas Tendências da Comunicação: Ensino e Pesquisa, 2 - Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento, 3 - Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania, 4 - Marketing Político nas Eleições.

Estrutura

O corpo de professores é constituído por renomados pesquisadores da área, bem como por novos talentos que principiam a se destacar nos grupos de pesquisa da associação.
Cada curso tem duração de uma semana, de acordo com o planejamento feito pelos Professores José Marques de Melo e Adlpho Queiroz, antigos presidentes e membros do conselho curador da INTERCOM. Os participantes que cumprirem a carga-horária farão jus a Certificado expedido pela Diretoria Cultural da entidade.
As aulas serão ministradas no auditório da Sede Brigadeiro - Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – cj. 36/38. Informações podem ser obtidas com Jovina, pelo telefone: 11 – 38927558 ou através do email: intercomjovem@intercom.org.br
Os Cursos de Atualização Cultural e de Formação Acadêmica oferecidos em julho/2010 fazem parte da Linha 1 – Formação Continuada do Programa INTERCOM JOVEM.


Objetivos

Pretende-se complementar a formação acadêmica dos concluintes ou egressos dos cursos superiores de Comunicação Social que pretendem dedicar-se à carreira acadêmica, bem como reciclar os docentes em atividade, oferecendo oportunidades de atualização teórica e metodológica.

Natureza
Cursos de extensão universitária, ministrados por sócios ou colaboradores da INTERCOM, carga horária de 30 horas/aula, de segunda a sexta, das 9h-12h e 14h-17, com direito a certificados de participação e ao recebimento de um conjunto de publicações de apoio didático. Podem se inscrever portadores de diploma de nível superior ou concluintes dos cursos de graduação.

Inscrição

As inscrições estarão abertas de 1 a 25 de junho, na sede Brigadeiro da INTERCOM, onde também se realizarão as aulas. As turmas serão constituídas por até 30 alunos, previamente inscritos, que serão matriculados por ordem de inscrição. A taxa de inscrição para cada curso será de 600,00 (seiscentos reais), com desconto de 50% para os sócios da INTERCOM em dia com suas obrigações estatutárias. O pagamento dessa taxa será divido em 3 parcelas – a primeira no ato da matrícula e as duas seguintes em cheques pré-datados com vencimento em julho e agosto.

Descrição dos cursos

IJ1 - Novas Tendências da Comunicação: Teoria e Praxis

05 de 09 de Julho –

Coordenação: José Marques de Melo e Rose Vidal

Dia 5 – 2ª. feira
Abertura: José Carlos Marques (Diretor da INTERCOM)

9h-12h - A indústria editorial – Sandra Reimão (USP)

14h-17h – A literatura na Idade Mídia – Marcelo Bulhões (UNESP)

Dia 6 – 3ª. feira
9h-12h - A indústria dos quadrinhos – Roberto Elísio (USCS)

14h-17h – A indústria cinematográfica – Anita Simis (UNESP)

Dia 7 – 4ª. feira
9h-12h - Televisão: diálogo entre cinema e literatura – Paulo Schettino (UNISO)

14h-17h – A indústria da propaganda – Adolpho Queiroz (UMESP / Mackenzie)

Dia 8 – 5ª. feira
9h-12h – Educomunicação: o desafio da interdisciplinaridade – Laan Mendes de Barros (UMESP)

14h-17h – Jornalismo: a revolução das fontes – Carlos Chaparro (USP)

Dia 9 – 6ª. feira
9h-12h - Cibercultura: na fronteira entre analógico e digital – Eugenio Trivinho (PUC-SP)

14h-17h – Por uma outra comunicação: dentro e fora do campus - Rose Vidal (UNITINS) e José Marques de Melo (UMESP)

Encerramento: Rosa Maria Dalla Costa – Diretora da INTERCOM



IJ2 - Teoria da Comunicação: Correntes de Pensamento

12 a 16 de julho

Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis


Dia 12 – 2ª. feira

Abertura: Antonio Hohlfeldt – Presidente da INTERCOM

9h-12h - – Epistemologia e Taxionomia da Comunicação – Anamaria Fadul (USP) e José Marques de Melo (UMESP)

14h-17h – Funcionalismo – Francisco de Assis (UNITAU)

Dia 13 – 3ª. feira

9h-12h – Teoria Crítica – Marli dos Santos (UMESP)

14h-17h – Teoria da Informação – Isaac Epstein (INTERCOM)

Dia 14 – 4ª. feira

9h-12h – Estruturalismo e pós-estruturalismo – Elizabeth Gonçalves (UMESP)

Aula 6 – Semiologia – Osvando J. de Morais (UNISO)

Dia 15 – 5ª. feira

9h-12h – Teorias da Recepção – Márcia Tondato (ESPM)

14h-17h – Pensamento Latino-Americano – Maria Cristina Gobbi (UMESP/UNISO)

Dia 16 – 6ª. feira

9h-12h – Folkcomunicação – Cristina Schmidt (UMC)

14h-17h – Teorias sobre a rede (Yochai Benkler, Milton Santos e Pierre Lévy) – Fabio Josgrilberg (UMESP)
Encerramento: Osvando J. de Morais – Diretor da INTERCOM



IJ3 - Comunicação, Desenvolvimento, Cidadania

19-23 de julho

Coordenação: José Marques de Melo e Francisco de Assis


2ª. feira, dia 19
Abertura – Fernando de Almeida – Diretor da INTERCOM
9h-12h– Comunicação e Desenvolvimento – Monica Franchi Carniello (UNITAU) e Francisco de Assis (UNITAU)

14h-17h – Comunicação e Mercado – Daniel Galindo (UMESP)

3ª. feira, dia 20
9h-12h – Comunicação e Cultura Organizacional – Maria Aparecida Ferrari (USP)

14h-17h – Comunicação e Opinião Pública – Marcos Paulo da Silva (UMESP)

4ª. feira, dia 21
9h-12h – Comunicação e Movimentos Sociais – Ana Luiza Zaniboni Gomes (Oboré)

14h-17h – Comunicação e Sustentabilidade – Backer Ribeiro Fernandes (USP)

5ª. feira, dia 22
9h-12h – Comunicação e Cultura Popular na Intenet – Fábio Corniani (Unipampa)

14h-17h – Comunicação, Ciência e Tecnologia – Graça Caldas (UNICAMP)

6ª. feira, dia 23
9h-12h – Comunicação, Turismo e Hospitalidade – Claudia Gouvea Franco (UMESP)
14h-17h – Comunicação e Religião – Thiago de Oliveira (Instituto Vital Brasil)
Encerramento - Maria Cristina Gobbi – Diretora da INTERCOM


IJ4 - Marketing Político nas Eleições

26-30 de Julho

Coordenador: Adolpho Queiroz

Ementa: Este curso se propõe a definir conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação num processo eleitoral.

Dia 26 – 2ª. feira
· Definições de marketing político e eleitoral;, Propaganda política, ideológica e construção da imagem pública;, Planejamento de campanhas eleitorais;, Táticas de comunicação a serem utilizadas durante uma campanha eleitoral.
Dia 27 – terça feira
· Legislação eleitoral: o que se permite e o que é proibido usar durante as campanhas do ponto de vista da comunicação; Breve história do marketing político no Brasil; Principais técnicas e argumentos utilizados por candidatos vencedores. A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional; Os meios de comunicação em uma eleição: TV e Rádio, Jornais, revistas, mini outdoors e impressos.
Dia 28 – quarta-feira
· A internet nas eleições. Como preparar um site e mantê-lo atualizado; Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha; Perspectivas evolutivas da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política; Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral; Características do Marketing Pós-eleitoral.
Dia 29 – 5ª. feira
· Perfil dos marketeiros contemporâneos; Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político; Perfil das associações de pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing político.
Dia 30 – 6ª. feira
· Seminário: Realização de uma campanha completa para candidato proporcional e majoritário; Apresentação das ações desenvolvidas;
· Avaliação geral do curso. Debate sobre conteúdos específicos e práticas realizadas


Corpo docente: Adolpho Queiroz (Umesp/Mackenzie); João Carlos Picolin (Faculdades Claretianas/Rio Claro); Paulo D´Elboux (Faculdades Anhanguera/Santa Barbara d´Oeste); Maurício Romanini ( Faculdades de Guaxupé/MG); Roberto Gondo (Umesp/Mackenzie); Vitor Kraide Corte Real (Isca/Limeira e PUC/Campinas)

Nenhum comentário: