domingo, 4 de julho de 2010

A atuação do Relações Públicas em uma abordagem política

Por Kleyton Vendrame e Renan França
Hoje o espaço é dos alunos do 5º termo de Relações Públicas da Unesp/Bauru. Também membros do Grupo AGR, grupo ganhador do Expocom Sudeste categoria Assessoria ao terceiro setor – Kleyton Vendrame e Renan França.
O A Bordo é um blog com foco nos estudantes, sabemos que na universidade são escritos muitos textos e temos a honra de publicar conteúdo de estudantes. Este artigo foi escrito baseado em conteúdo da disciplina Planejamento Participativo.

A Comunicação Social é um campo profissional que permite que os profissionais atuem em uma imensidão de áreas e contextos. Dentre as diversas habilitações que completam esse campo, a área das Relações Públicas é conhecida como uma espécie de profissão de multifacetas. Logo, fica explícita a complexidade de integrar um campo com diversas abordagens e ainda pertencer a uma habilitação considerada ainda mais multifuncional.
Analisando a sociedade em que esse Relações Públicas irá atuar, pode-se perceber que passamos por um momento em que os interesses políticos e sociais estão divididos em grupos de interesse, diferentemente da onda de grandes nações e de bipolaridades que vivemos nos últimos cem anos. Atualmente, os atores sociais, aqueles que são responsáveis por criar e divulgar ideias e ideologias, estão divididos em grupos de influência, algumas vezes com muitos membros, outras vezes não.
Nos dias atuais, um bom exemplo quanto à questão de que a maioria sempre exerce uma vontade que a minoria está em dúvida é o das eleições norte-americanas, nas quais um presidente pode ser eleito não pela maioria dos votos e sim pelos colégios de influência que angariar.
Exemplos desses atuais atores sociais são os partidos políticos – que visam organizar a sociedade diante de suas convicções –, as organizações não-governamentais, as associações sem fins lucrativos e até mesmo grupos em defesa dos homossexuais, negros, entre muitos outros.
Outro crescimento é a questão da participação ativa e continuada em nossa nova sociedade, na qual quem mandam são os 4 C’s: o Conteúdo, a Comunidade, o e-Commerce e o Compartilhar. Tem-se a possibilidade de construir uma nova sociedade, com uma nova economia criativa, com consumo consciente e capitalismo solidário. Essas questões somente são possíveis devido à evolução das teorias políticas e de nossa sociedade como um todo.
Nesse contexto político atual, o profissional de Relações Públicas completo encontra uma área repleta de oportunidades para sua atuação. É de grande relevância para o meio político, pois pode trabalhar com a imagem política, visando promover um entendimento entre as necessidades dos eleitores e os interesses do candidato e criar uma boa relação entre ambos.
Esse processo entra em funcionamento a partir do momento em que o Relações Públicas estuda de forma detalhada o campo de atuação daquele determinado político, descobrindo quais as necessidades, desejos e urgências da população local. Isso poderá realizar-se através das ferramentas do próprio profissional, como, por exemplo, pesquisas quantitativas e qualitativas. A partir dessas informações coletadas já é possível montar um plano de governo de acordo com as definições partidárias daquele político.
Vê-se que, apenas nesse primeiro processo, já é aceitável para os eleitores enxergar uma boa imagem política de seu candidato, visto que o mesmo quer saber quais os interesses da população. Posteriormente, é função do Relações Públicas manter esse contato, diga-se “ponte entre eleitores e candidato”, a fim de manter um plano de ação organizado, embasado em uma fundada e eficiente gestão comunicacional, fazendo com que dessa forma os eleitores deem credibilidade ao trabalho realizado por seu candidato e respectivo partido.
Como Relações Públicas, também é valido lembrar que todo esse trabalho deve ser realizado de maneira ética, respeitando valores que a sociedade como um todo julgue como corretos. Dessa forma é possível atingir êxito em seus trabalhos.
Concluindo, o Relações Públicas é um Gestor Comunicacional completo, tanto no âmbito privado quanto no âmbito público.

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